Instituto Pensar - Carlos Siqueira parabeniza eleição de Gustavo Petro e Francia Márquez

Carlos Siqueira parabeniza eleição de Gustavo Petro e Francia Márquez

por: Janary Damacena


Petro, Siqueira e Francia. Fotos: Mateus Tourinho e Raul Arboleda / AFP

Nota da Presidência

É com grande alegria que saudamos a vitória do Pacto Histórico com a chapa Gustavo Petro e Francia Márquez para a Presidência da República da Colômbia em 19 de junho de 2022. Essa vitória tem enorme significado para uma América Latina unida em torno dos princípios da democracia, da justiça social, da paz e da soberania nacional dos países que a integram.
O povo colombiano, em acirrada disputa, fez uma clara opção politica pela esquerda democrática contra o populismo de direita até então predominante. Esperamos, com a vitória de Lula e Alckmin nas próximas eleições de outubro juntarmo-nos ao Chile, a Argentina, à Bolívia, ao Peru e agora à Colômbia na construção de uma comunidade sul-americana democrática, justa e pacifica.

O Partido Socialista Brasileiro reitera a Gustavo Petro e Francia Márquez os seus votos de sucesso na nova etapa da sua luta pelo direito à felicidade do povo da Colômbia.

Carlos Siqueira
Presidente Nacional

Leia também: Ganó la esperanza: Gustavo Petro é eleito novo presidente da Colômbia

Saiba como foi a eleição colombiana

Após uma corrida eleitoral bastante disputada, o economista Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia neste domingo (19). Petro, que participou de movimentos guerrilheiros nos anos 1980 e se consolidou como a principal liderança progressista do país nos últimos anos, será o primeiro presidente de esquerda da história do país. 

Segundo dados da contagem rápida do Cartório Nacional Eleitoral, a chapa formada por Petro e Francia Márquez conquistou 50,69% dos votos com 94,57% apurado. Hernández teve 47,05%.

"Foi um êxito para a democracia colombiana e para o poder eleitoral?, disse o chefe do Registro Civil Nacional, Alexander Vega Rocha. O novo presidente tomará posse no dia 7 de agosto.

Petro foi o candidato mais votado no primeiro turno, com pouco mais de 40% dos votos, mas teve que travar uma dura disputa com Hernández. O candidato direitista tentou se pintar como um outsider antissistema, embolando a disputa. 

A vitória de Gustavo Petro é o principal fruto da jornada de mobilizações que sacudiu o país nos últimos anos. Depois de quase vinte anos governada pela extrema-direita através do uribismo, a Colômbia elegeu o primeiro presidente de esquerda de sua história.

Francia Márques é a 1ª vice-presidente negra da Colômbia

A advogada e ativista ambiental Francia Márquez é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-presidente da Colômbia. Durante o pleito, Francia convocou pelo Twitter todo povo colombiano para votar.

Carlos Siqueira



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: